Iguatemi

Iguatemi

domingo, 26 de agosto de 2012

Dica de Leitura - O Colecionador de Lágrimas


Iniciei a leitura do mais novo livro do autor Augusto Cury, intitulado 'O Colecionador de Lágrimas - Holocausto nunca mais'. Um romance histórico/psiquiátrico.

Conforme escrito no prefácio: "Não devemos fugir do Holocausto perpetrado pelo nazismo na Segunda Guerra Mundial. Primeiro, porque ele é parte da nossa história, a história da humanidade. Segundo, porque é provável que a maioria das pessoas, dos mais diversos continentes, inclusive do europeu, desconheça seus fatos primordiais. Terceiro, porque a história pode se repetir de múltiplas formas e com múltiplas roupagens. Quarto, porque não há garantias de que a educação clássica que nos arremete para fora, para conhecermos dos segredos dos átomos até a intimidade das células, que nos seduz com milhões de dados que passeiam pela matemática à física, possa produzir uma massa crítica capaz de prevenir em tempos de crises econômicas e sociopolíticas a ascenção de novos "Hitlers", portando soluções mágicas e inumanas. Quinto, porque quem tem contato com a dor humana e a trabalha com maturidade tem mais possibilidades de ser emocionalmente saudável. Fugir do contato com a "dor" pode bloquear o desenvolvimento de habilidades para superá-las".

Esses argumentos me convenceram a iniciar a leitura desse romance e também como admiradora e leitora de todas as obras do autor.

Um livro instigante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário