Iguatemi

Iguatemi

sábado, 26 de maio de 2012

Emmanuely: Uma lição de vida


A vida não nos poupa as lições de crescimento e sempre que necessário nos envia um novo aprendizado. A doença de Emmanuely é um dessas oportunidades de crescimento da qual seremos todos contemplados .

Vivemos tão voltados para os que estão mais próximos que deixamos, muitas vezes, de perceber o que se passa ao nosso redor. E assim permanecemos até que a vida descortine novas janelas que, com certeza, jamais seriam abertas por nós. 

De repente, estamos vivendo uma realidade comum a tantas pessoas, tantos quadros semelhantes ao nosso e tantos em condições de dor muito maiores que a nossa. A nossa angústia misturou-se a de muitos e, de repente, passamos a vivenciar um quadro da vida que antes nos era mostrado apenas em cenas de vida, sem nenhuma emoção. Não que fossemos insensível a dor alheia, mas, somente ao vivenciá-la em nós é que temos a real noção da dor e do sofrimento das outras pessoas. 

Quando adentramos o Hospital São Marcos com a nossa Emmanuely, na sua fragilidade de dois anos e cinco meses com um diagnóstico de leucemia ficamos atordoados, para em seguida, percebermos os inúmeros casos de crianças que ali se encontram em tratamento, em condições mais sérias que as dela. O caso de U... de 7 anos, vizinho de quarto de Emmanuely, que após a cirurgia para retirada de um tumor no cérebro ficou na UTI durante um mês e não recuperou movimentos nem a fala e, ainda ficou um outro tumor que não pode ser retirado pois pode causar a cegueira e ele não resistir a outra cirurgia, é um dos casos que nos faz refletir sobre o quanto temos a agradecer.

Pelos corredores percebemos a aflição de mães que ali se refugiam para chorar e rezar, pois, não querem transparecer a dor diante do seu enfermo e as estórias são as mais comoventes. É neste ambiente que a fé se faz mais presente, aliada à confiança nos profissionais que se dedicam a minimizar a dor e o sofrimento dos que ali se encontram.

Também nós, espíritas, que compreendemos a importância e o alcance da prece, passamos a realizar diariamente a leitura do evangelho e aplicação do passe com a água fluidificada em nossa Manu e a envolver todos que ali se encontram em nossas vibrações. 

Dessa forma, compreendemos que, as dores são lições que vivenciadas por nós, nos fortalecem e nos tornam seres mais humanos e em condições de compreender melhor a dor do outro. 

A dor é uma benção que Deus envia a seus eleitos, diz-nos o Evangelho Segundo o Espiritismo. A mensagem foi musicada por Nando Cordel, confira no vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário