Iguatemi

Iguatemi

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de março - Dia do padroeiro das chuvas e do sertão


19 de março, dia do padroeiro das chuvas e do sertão: São José. Se até essa data não chover, não chove mais; não tem inverno e, consequentemente, não tem fartura. Desde criança ouço essa estória dita pelos mais antigos.


Meu avô era agricultor e lembro de suas falas entre a família e amigos: "Se até 19 de março não chover, não tem inverno, é a seca". Esse pensamento não era só do meu avô, o Ceará inteiro se mobilizava fazendo procissões e novenas, pedindo ao santo misericórdia para o sertão. Quando o santo atendia, era festa no sertão. Mas, tinha ano que o santo era surdo a qualquer apelo, e o que se via era a morte do gado e a perda da lavoura. 

A imagem do nordestino num pau de arara deixando sua terra era de tamanha tristeza, que Luis Gonzaga, imortalizou o sofrimento nordestino em versos, na música - A triste Partida.

Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Sinhô São José
Meu Deus, meu Deus
Mas nada de chuva
Tá tudo sem jeito
Lhe foge do peito
O resto da fé


A crença não morre, prossegue nos filhos e netos que ainda esperam um dia 19 de março de chuva, como garantia de um bom inverno que trará fartura e afastará o fantasma da destruição que a estiagem prolongada traz. 

Será que o Santo vai colaborar?

Artigo escrito em 19 de março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário